quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

À morte - Fé.

***

À caminho da “Morte do Ego”, estou trabalhando os Pecados Capitais. Contudo, antes de entrar nesse contexto, foi necessário que eu, como discípula, conceituasse muito bem à partir da minha compreensão os significados de Fé e de Metanóia, que eu dividirei nesse espaço, antecedendo aos defeitos capitais. Nesse post, eu falarei sobre “Fé”. Entretanto, se faz mister que cada um medite e compreenda à partir do seu “Self”, os próprios conceitos acerca do tema.



Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem a necessidade de uma prova do mesmo. Isso, pela “simples” confiança que depositamos em algo ou alguém. - “Trata-se de qualquer crença que dispensa provas”.

Contudo, é possível notar uma unilateralidade envolvendo a fé: se alguém tem fé em algo, significa que acredita naquilo. Entretanto, se alguém acredita ou confia em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé.

A fé fortalece as pessoas; isso independe de religiões ou dogmas – que variam em seus aspectos morais de acordo com o que entendem por certo e errado. Seja qual for a crença, ela será benéfica ao espírito, garantindo, no mínimo conforto ao adepto. Quem nunca testemunhou uma expressão do tipo: “Deus quis assim” ou “Como Deus quer”? – isso explica bem o ponto aonde quero chegar, apesar de eu pessoalmente enxergar a fé como um ponto a ser compreendido de um jeito menos conformista.

Tomarei agora o exemplo dos “Santos” da Igreja, canonizados e lembrados cada um, por ter realizado alguma obra benfeitora ou um “milagre”. – Por hora, deixemos as “obras” de lado – Então, o que é o milagre e como um “simples homem” poderia executá-lo? Pois bem, o milagre é a manifestação do Divino que existe em cada pessoa e a resposta para essa manifestação é a Fé inabalável que o discípulo trazia, mesmo que fosse em um Deus puro e soberano, enquanto exterior, que habita nos céus. Note que não importa como ele exercia a fé e nem o que ele usava como objeto dessa – O Deus exterior -, senão o fato dele ter conseguido invariavelmente ter ativado o poder do seu Verbo Divino pra executar tal manifestação.

E Deus fez o homem a sua imagem e semelhança”; logo “O que está encima é como o que está embaixo”.


Assim como Jesus - um dos antigos essênios - ordenou: “Levanta e anda”; assim como agiu a Fé dos Homens Santos em seus Milagres; assim como foi dito que aos magos seriam “dispensáveis” as realizações de rituais pra alcançarem os “seus desejos”, pois estes seriam realizados sob suas Vontades; também à qualquer homem foi dado o Poder de realizar Obras pelo Verbo Divino, desde que esse use da fé e encontre pelos seus meios, o seu Eu Interior – E é nesse ponto que entra a depuração do Ego.

A fé é praticável a partir do ponto onde eu estabeleço o que é genuíno no meu “self”. Aqui existe a preocupação com a felicidade, falando de seu aspecto exponencial – ou seja, aquilo que me fará feliz realmente, ao invés de saciar apenas o meu ego -, aonde entra o emprego da “moral”, enquanto conservadora da “disciplina” que, por sua vez, é um veículo para o despertar da “Vontade” que, por fim, nos liga ao “Verbo”.



Particularmente, eu considero a fé como a grande engrenagem do Universo. Vejo nela, através do Verbo, o mecanismo que determina o modo como as coisas irão acontecer ou não, seja no negativo ou no positivo. Como disse Eliphas Levi, no livro “Dogma e Ritual”:

'O mau em qualquer gênero é o belo e o bom, mal sucedidos...'.
'Ser bem-sucedido é poder; malograr-se sempre é tentar eternamente: estas duas palavras resumem os dois destinos opostos do espírito do bem e do espírito do mal!'

***

Ter fé...



Ter fé é Aceitar os desígnos de Deus (Vida, Universo) ainda que não os entendamos, ainda que não nos agrade. Se tivéssemos a capacidade de ver o fim desde o princípio tal como Ele vê, então poderíamos compreender porquê às vezes nossa vida é conduzida por caminhos estranhos e contrários à nossa razão e aos nossos desejos.

Ter fé é Dar quando não temos, quando nós mesmos necessitamos. A fé sempre encontra algo valioso onde aparentemente não existe; pode fazer que brilhe o tesouro da generosidade em meio à pobreza e ao desamparo, enchendo de gratidão ao que recebe e ao que dá.

Ter fé é Ver positivamente a vida à frente, não importa quão incerto pareça o futuro ou quão doloroso foi o passado. Quem tem fé faz de hoje um fundamento do amanhã e trata de vivê-lo de tal maneira que, quando fizer parte de seu passado, possa vivê-lo como uma grata recordação.

Ter fé é Crer quando é mais fácil ficar na dúvida. Se a chama da confiança em algo melhor se extingue em nós, então não há outro meio que não nos entregarmos ao desânimo. A crença em nossas bondades, possibilidades e talentos, tanto como em nossos semelhantes, é a energia que move a vida fazendo grandes vencedores.

Ter fé é Confiar, porém, não confiar somente nas coisas, mas sim no que é mais importante... nas pessoas. Muitos confiam no material, porém vivem relações vazias com seus semelhantes. Certamente sempre haverá gente que trairá tua confiança; assim, o que temos a fazer é seguir confiando, sendo mais cuidadosos com aqueles em quem confiamos.

Ter fé é Buscar o impossível: sorrir quando os dias se encontrar nublados e teus olhos estão secos de tanto chorar. Ter fé é não deixar nunca de cobrir teus lábios com um sorriso, nem sequer quando está triste, porque nunca sabes quando teu sorriso pode dar luz e eesperança à vida de alguém que se encontra em pior situação do que a tua.

Ter fé é Conduzir-se pelos caminhos da vida, da mesma forma que uma criança segura a mão de seu pai. É entregarmos nossos problemas nas mãos de Deus e nos jogarmos em seus braços antes de cair no desespero. Ter fé é descansarmos para que Ele nos carregue, em vez de carregar nós mesmos nossa própria coleção de problemas.

Que em tua vida haja suficiente fé para enfrentar as situações difíceis, junto com a necessária humildade para aceitar o que não se pode mudar.

O Pensamento, pág. 221/222

____________________________________________________________________

- Levando em consideração o que eu disse sobre os Santos e supondo que eu esteja certa, poderia a Igreja Católica ser considerada uma "Ordem Mágica"?

- Quando entrarmos em Hermetismo, eu pretendo falar mais detalhadamente sobre o Verbo e sobre a Vontade.
___________________________________________________


À morte.
Namastê.

3 comentários:

  1. Gostei muito desse post sobre fé. Eu sempre procuro alguma coisa inteligente pra comentar aqui.....mas nunca acho...parece que vc já disse tudo, no momento pelo menos, não consigo pensar em à adicionar.
    Como sempre amor, parabéns.
    Seu blog sempre me dá uma forçinha pra vencer meus conflitos internos. Brigadão tchuca
    Beijos =**

    ResponderExcluir
  2. pô, fiota... q algaravia espiritual!

    naum sei se eu é q tou ficando velho, ateu e ranzinza, mas... num entendeu naum.... ai, caiu minha dentadura...


    um beijo de seis pontas proce (igual a estrela de davi)

    ResponderExcluir
  3. É tu que tá ficando velho, ateu e ranzinza, coisa atoa! Hahahahaha...

    Obrigada por ter passado. =)
    Beijo de seis pontas, igual o hexagrama.

    =******

    ResponderExcluir